Uma matéria publicada no Blog do Sena, onde informa que a prefeitura de Vitória da Conquista, contrata Associação Amiga dos Animais com dispensa de licitação, para realizar o serviço de recolhimento de cachorros e gatos que moram na rua. Segundo o Blog do Sena informa, que o valor da contratação é de R$ 120 mil, correspondente a um ano de serviço, ou seja 10 mil mensais.

Já em Barra do Choça, a situação da (APA) Associação Protetora dos Animais, vem encontrando uma série de dificuldade para realizar esse serviço de forma voluntária, tendo que se humilhar por uma pequena ajuda da prefeitura, em uma quantidade de ração, que mesmo assim, ainda não tem um dia especifico para fazer a doação, sem falar na construção de um Canil, que está enfrentando desafios para conclusão, que mesmo sem acabamento, já abriga uma quantidade de animais que estariam nas ruas da cidade, até mesmo oferecendo risco á população.

Cleonice Garcia, Presidente da (APA), Apaixonada por animais, arregaçou as mangas e foi a luta, abraçando essa causa, formou a referida Associação com equipe de apoio, para combater essa situação de vulnerabilidade, vivenciada pelos animais de rua abandonados e sofrendo maus tratos, sem qualquer ação do poder público para amenizar essa questão.

Uma Campanha foi criada para arrecadar doações para os animais de rua, bem como, cachorros e gatos, começaram a serem assistidos por um olhar cuidadoso e uma ação protetora, que de forma voluntária, encara as dificuldades nessa missão, que deveria ser de responsabilidade do município.