Tem sido comum andar pelas ruas de Barra do Choça, e não – se deparar com uma frota de cachorro perambulando em busca de alimento. Sem ter um abrigo fixo esses animais vivem jogados as traças, em que na maioria das vezes tornam-se vitimas de maus tratos, são contraídos por doenças, submetidos em acidentes, acabam ficando jogados por conta do tempo, e dá irresponsabilidade dos respectivos donos pelo descarte desses animais que vivem nessa situação.

Em Barra do Choça, existe à  (APA) Associação Protetora dos Animais, que voluntariamente tenta amenizar essa situação do crescimento de animais que vem sendo abandonados, maltratados e negligenciados em casos de atropelamento. Mais infelizmente a tamanha dificuldade por falta de apoio, principalmente da prefeitura, tem limitado o avanço dessa ação, onde até mesmo a construção de um canil para abrigar e cuidar desses animais, ainda não foi concluída a obra, por falta de atenção para com este trabalho que lamentavelmente não vem sendo considerando prioridade aos olhos do poder.

Mesmo com toda essa dificuldade na deficiência de suporte, à  (APA) Associação Protetora dos Animais, e outras pessoas da comunidade também de forma voluntária por amor aos animais, ainda fazem o que podem para olhar por esses seres irracionais que são vítimas a cada dia da negligência racional humana.