O Blog da Barra sempre valorizando nossa cultura produtiva, não deixou passar despercebida a data que deveria ser comemorada com alta estima e valorização, já que Barra do Choça é formada na maioria de seu território pela cafeicultura, e que já ostentou o título de maior produtor do norte nordeste do País. Atualmente a cafeicultura passa por uma decadência, em relação as mudanças no sistema climático e falta de politicas públicas em apoio aos produtores da região. Mesmo com as dificuldades, os produtores ainda mantem o maior índice de empregabilidade no município, antes e pós colheita, contribuindo para sustentabilidade e desenvolvimento comercial. Em visita a fazenda nova aliança do proprietário Wagner Nolasco, comprovamos de sua gigante experiencia para permanecer na atividade da agricultura, onde sua visão empreendedora, criou uma divisória dentro de sua propriedade, unindo o útil ao agradável, atuando na produção do café com leite.

Segundo o produtor Wagner Nolasco, gracas a essa junção dos dois sabores é que vem dando condição sustentável para garantia de sobrevivência da lavoura cafeeira no município, uma vez que outros produtores que não buscaram por essa alternativa, hoje sofrem de vê seus cafezais abandonados sem capacidade de produzir por falta de manutenção. Na oportunidade visitamos também o sítio primavera do proprietário Bel da Farmácia, onde encontramos uma lavoura de café com sinal de produtividade e manutenção cuidadosa já na expectativa de colheita para esse ano.

Viva nossos produtores! 24 de Maio dia Nacional do Café, são eles que merecem destaques pela capacidade de produzir e manter nossa lavoura cafeeira.