A Prefeitura Municipal de Barra do Choça informa que o número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no município subiu de 323 para 333 de acordo com Boletim epidemiológico atualizado e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria de Saúde informou que 09 casos foram detectados por exame laboratorial do LACEN e 01 caso com critério clínico epidemiológico.

Tratam-se de 04 homens e 06 mulheres.

Os pacientes encontram-se com sintomas leves em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato e estão sob monitoramento da equipe de Vigilância Epidemiológica e continuarão acompanhados pela equipe de saúde da Barra do Choça. Cinco pacientes estão internados. Dois idosos 71 e 96 anos que foram transferidos para hospital em Vitória da Conquista e 03 pacientes internados no hospital do município.

Dos 333 casos confirmados no município, 302 evoluíram para cura. Dos casos que ainda aguardam alta, 20 estão em isolamento domiciliar, 05 estão internados e 06 evoluíram para óbito.

Os dois novos óbitos registrados no município tratam-se de:
– o quinto caso trata-se de uma idosa de 73 anos portadora de síndrome nefritica crônica, insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e hipertensão essencial. A paciente estava internada de longa permanência no hospital geral de vitória da conquista, onde teve contato com paciente positivo para covid-19 e contraiu a doença, evoluindo com insuficiência respiratória e infelizmente veio a óbito em 04/08/2020. O diagnóstico foi fechado como covid-19 por critério epidemiológico.
– o sexto caso trata-se de uma idosa de 87 anos, portadora de insuficiência cardíaca congestiva ICC que deu entrada no hospital do município no dia 14/08/2020, em 17/08/2020 realizou teste laboratorial com resultado positivo para covid-19. A paciente estava internada e agravou o quadro clinico e infelizmente faleceu no dia 21/08/2020. A prefeitura se solidariza com os familiares pela perda do seus entes queridos.

A vigilância epidemiológica do município da Barra do Choça alerta a população para transmissão comunitária que ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi responsável pela contaminação da paciente.

É importante ainda destacar que, em atendimento às orientações mais recentes das autoridades técnicas, sempre que for possível, a população deve permanecer em isolamento social e, se precisar sair de casa, para ir ao supermercado ou farmácia, utilizar máscaras caseiras de tecido.

A Secretaria de Saúde do município reintera a importância do isolamento social voluntário para conter a disseminação do Coronavírus em nosso município.