Considerando em que a maioria da população do município de Barra do Choça reside na zona rural, a uma demanda constante por manutenção das estradas. Segundo um produtor relatou ao Blog da Barra, a prefeitura não vem fazendo  manutenção que deveria nas estradas do município, uma vez, quando é feito algum tipo de encascalhamento, o serviço acaba sendo paliativo por não ser feito de forma correta, em um  espaço curto de tempo os mesmos problemas ressurgem novamente com os mesmos transtornos e reclamações.

O produtor preferiu não ter seu nome divulgado, mais segundo ele, tem andado bastante pela zona rural de Barra do Choça, e ouvido sempre as mesmas queixas, de que a prefeitura quando faz patrolamento só prioriza as estradas principais, menosprezando os ramais que ficam abandonados dificultando passagem dos veículos por necessidade de enlarguecer.

Demonstrando experiência, ainda explicou o produtor, que a melhor forma para monitorar as estradas vicinais da região, é na estação de chuva, onde os próprios sinais causados por ela , aponta a solução a ser tomada na estação de longa estiagem cabendo a prefeitura combater o problema que tanto atinge as localidades rurais do município.